quarta-feira, 30 de março de 2016

>> O humor que muda sem razão aparente

"Eu tenho a impressão de ter saltos de humor, de repente eu estou hipercontente e em seguida, eu estou triste." Laura, 25 anos.

Ligada à rapidez de ativação dos laços em arborescência, o encadeamento de ideias ativa, em um tempo muito rápido, representações, pensamentos, emoções, lembranças em coloração bem positiva, negativa, ansiogênica, prazerosa. Esta instabilidade de humor pode ser confundida com quadros clínicos clássicos de depressão ou de distúrbio bipolar. Trata-se somente do funcionamento cognitivo que transporta na sua fusão incessante toda a gama de emoções.
Para o sobredotado, é uma vivência por vezes difícil pois ele não tem acesso às raízes de suas mudanças rápidas de humor. Ele não sabe nem porque ele está triste nem porque ele se sente bem. De uma certa maneira, ele é a vítima impotente de um funcionamento cerebral que o governa e o ultrapassa. Ele não tem mais acesso a ele mesmo, o que pode também ser uma verdadeira fonte de angústia e mal-estar. Inacessível a uma compreensão e a uma análise clássicas.