quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Equilíbrio de vida, sobredotação e companhia: a arte da felicidade...

>> E quando se é sobredotado?

"Se somente eu pudesse ser feliz de tempos em tempos, eu poderia suportar todo o resto." Virginie, 22 anos, esgotados de uma luta obstinada em se sentir bem.
"Eu li um livro que aos hiperinteligentes falta a aptidão à felicidade. É certamente verdadeiro, mas eu tenho vontade de responder que não se pode ser bom em todo lugar. Se se refletir bem, eu tenho toda a vida para ser infeliz... em que é bom ser precoce (2)?"
(2) Tonino Benaquista, Tout à l'Ego, Gallimard, 1999.

É o momento de empregar 'inteligentemente' todos nossos tesouros de guerra: do menor átomo de inteligência à menor partícula de sensibilidade, e compreender com sua cabeça e seu coração, como a canção Mowgly no 'O livro da selva': "É preciso pouco para ser feliz, verdadeiramente pouco para ser feliz, é preciso se satifazer do necessário..."
Então, aqueles cujo corpo e a alma são tão sensíveis ao ambiente podem afinar cada uma das suas cordas, com sagacidade, perspicácia, eficácia, para guardar o coração de alvo como objetivo constante: o centro de si mesmo. 

Breve de consulta
Eu encontro Alain, adulto sobredotado de 46 anos. Nós falamos da felicidade, das felicidades. Eu evoco esta ideia que, para ser feliz, é importante ter recebido um pouco mais de satisfações que de provas. Numa espécie de balanço da vida. Eu me interrompo, pensativo: "Você esqueceu uma noção essencial, como é possível ser feliz sem dar. Para mim, dar faz parte das minhas maiores felicidades. Justo receber, mas não é suficiente! Dar é mais transcendente mesmo se, é claro, receber é importante. Mas é insuficiente!"

>> Dar por dar...

"O que conta na minha vida, é fazer as coisas para os outros, não por mim." Enzo tem 20 anos. Ele está triste pois tem dificuldade a admitir que essa necessidade altruísta seja tão raramente partilhada."
Para um sobredotado, dar se declina a tudo. Seu prazer é a certeza que ele pode fazer bem aos outros, que ele pode ajudar os outros a ir melhor. Encontra-se tal característica em todos os estágios da vida e em todas as circunstâncias: dar seus bombons, seus brinquedos na idade da infância àqueles mais desmunidos, dar seu tempo, sua escuta, na adolescência, para gerar os problemas de relações ou tornar-se espontaneamente o intermediário entre aqueles que não ousam se aproximar, dar de si para abraçar grande sonhos da humanidade ou ambiciosos projetos de combates contra a injustiça, dar a seu cônjuge num movimento natural para compreender e ajudar o outro, a suas crianças para as quais gostaria de tudo dar... Dar por dar. Dar como maneira de amar. Dar como sentido da vida sobre a terra.

A reviravolta da tendência natural
Encontra-se sobredotados, pequenos e grandes, particularmente egoístas. Egocêntricos. Jamais, no máximo jamais, eles desprenderão qualquer coisa deles mesmos ou partilharão o que eles têm. Eles têm personalidades que os tornam pouco simpáticos. Sua falta de generosidade conduz a rejeitá-los. Entretanto, se eles se tornaram tão personais, é contra sua vontade e contra sua natureza. Crianças, eles se entricheiraram por medo e não quiseram partilhar, por desconfiança, de intrusões afetivas que eles não teriam sabido administrar. Ou ainda, eles viveram uma sensação onipresente de invasão de seu terrritório. Precisar-se-ia exprimir o que para eles era indizível, explicar o que eles mesmos não compreendiam, precisar-se-ia mostrar os sentimentos de uma certa maneira, neste caso, onde a emoção era para eles devoradora... Eles foram assim julgados, incompreendidos, psicologicamente maltratados, involuntariamente, obviamente, mas suficientemente para tornar essas personalidades fechadas e azedas para quem dar-se constitui uma ameaça.

Reencontrar as raízes de si...
Se, no seu percurso, esses 'frustrados do dom' encontram alguém que os assegura suficientemente, que lhes oferece acesso à intimidade deles mesmos, então eles poderão reaprender este valor de dar e sair de sua prisão interior. Um novo sopro de vida e de liberdade os levará a momentos de vida plenos de promessas.