terça-feira, 17 de maio de 2016

A hipersensibilidade como talento

>> A emoção no coração da inteligência
A emoção é uma componente essencial do pensamento... inteligente! A capacidade de reparar precisamente suas emoções e aquelas dos outros é um talento.
Os sobredotados são particularmente dotados na matéria: eles captam toda sorte de emoções, mesmo a mais tênua. Eles sabem antecipá-la. Eles podem tentar canalizá-la. Controlá-la. E é aí que estes captadores emocionais podem se tornar aliados. Quando se sente uma emoção que não é ainda expressa, quando se adivinha a aposta emocional de uma situação, pode-se utilizar essas percepções para atravessar um momento difícil ou para ajudar os outros a fazê-lo.
Louis me explica que os filmes de horror jamais o deixaram com medo. Por quê? Ele analisou os mecanismos fisiológicos do medo. Quando ele olha esse gênero de filmes, ele compreende que para antecipar um medo previsível, seria suficiente acelerar seu ritmo cardíaco. Ele sincroniza antes da sobrevinda da cena assustadora colocando seu corpo num estado que o medo repentinamente teria sido fisicamente desencadeado (pois bem certo ele integrou e decompôs os artifícios do cenário). Seu corpo e seu espírito estão prontos a viver a cena tendo neutralizado a emoção violenta...
Sentir finamente e com todos os sentidos as emoções permite também melhor compreender-se. Todas as emoções estão associadas a manifestações fisiológicas. As emoções emitem sinais anunciadores pelos quais se saberá ou não perceber e decodificar. Dotado deste sexto sentido, o sobredotado sabe, antes que o evento se desencadeie, a carga emocional que ele contém.
* Ele pode se servir para se ajustar (como no exemplo de Louis e do filme de horror), vivendo assim melhor a situação sem se fazer transbordar.
* Ele pode antecipar e prevenir alguns perigos, para ele ou para seu entorno.
* Ele pode permitir evitar o desencadeamento de um conflito, como quando se percebe que um mal-estar existe entre duas pessoas e que a discussão está próxima de explodir. Pode-se desviar a atenção, dizer algumas coisas que tranquilizarão os protagonistas, que servirão de impedimento do conflito todo próximo. As crianças fazem-no frequentemente quando elas sentem a tensão subir entre seus pais...

>> Todos os sentidos a serviço do prazer de viver

A hiperestesia redobra as possibilidades
A colocação em ação de todos os sentidos simultaneamente e sua notável capacidade de discriminação, dão ao sobredotado uma presença no mundo fora do comum. A hiperestesia amplifica todas as percepções. Ela permite criar o bonito lá onde os outros não verão senão o banal. Ela ilumina o mundo pela densidade emocional que todos os sentidos proporcionam. A hiperestesia pode ser utilizada para capturar o ambiente e o magnificar. Utilizar todos os sentidos para abraçar o mundo.
Tudo sentir pode ser um imenso prazer e a fonte de momentos mágicos de vida. Aproveitá-los para se reabastecer desde que você o deseje. Esta força está em você. Utilize-a plenamente para sentir-se vivo.

A poética e a estética
O senso do belo, a sensibilidade ao real, ao que toca, é a essência mesmo da estética. O que não é uma questão de gosto, mas de sensibilidade.  A estética permite se harmonizar ao mundo naquilo que ele tem da mais íntimo. A estética é uma disciplina filosófica que se refere à percepção da forma (no sentido da Gestalt), quer dizer da globalidade do que é percebido. o senso estético é esta capacidade de perceber pelo intermédio de todos os sentidos e com uma sensibilidade perspicaz, a quintessência das coisas. A estética percebe por sua vez o escondido e o visível, o interior e o exterior e abraça o mundo com uma profundidade chocante. A estética é uma outra maneira, sensível e autêntica, de compreender a vida.
A poética não é somente a arte de compor os poemas. O caráter poético fala da capacidade de esquecer a si mesmo para exaltar a beleza da natureza ou do outro. A poética cria um laço íntimo com o ambiente. A poética, é o poder de se imergir inteiramente ao ambiente para dele absorver a essência ou a identidade. O poético é uma comunhão com o mundo pela capilaridade sensitiva.
Poética e estética estão estreitamente ligadas. Poética e estética emanam da hipersensibilidade e exaltam as possibilidades. Frequentemente fugidia, sua plena expressão torna vivo e presente o mundo que nos rodeia e nos permite ressoar com eles em harmonia perfeita. É uma porta formidável através da beleza da vida.